Profissionais de diversas áreas da saúde sentem falta de uma maneira estruturada e eficiente de divulgar seus serviços e conseguir mais clientes. Esse é um assunto que não faz parte da rotina da profissão, mas que é preciso incorporar para uma melhor gestão dela. Desse modo, é possível usar o marketing para fisioterapeutas como uma forma de mostrar a qualidade dos serviços e criar uma relação de confiança com o público.
Com um bom trabalho, os profissionais podem fortalecer sua marca no mercado e encontrar pacientes com muito mais facilidade. Investir em ações de marketing trará não só o retorno financeiro como um aumento da reputação e da base de atendimentos. Para isso, é preciso ter uma estratégia bem planejada e executada, que deve ser feita apenas por especialistas da área.
Para que você conheça o poder dessa solução, reunimos algumas ferramentas que o marketing dispõe para que os fisioterapeutas possam ter melhores resultados. Confira!
1. Marketing de conteúdo
Como a internet é uma grande fonte de todo tipo de informação, são realizadas muitas buscas por aspectos relacionados à sua área. Essa é uma ótima oportunidade de mostrar autoridade no assunto, além de gerar credibilidade para sua marca.
É interessante ter um blog no site e publicar materiais constantes, com a ajuda de um calendário de publicações para manter a organização e a frequência.
2. Anúncios geolocalizados
Geralmente, os pacientes preferem realizar sua fisioterapia em um local próximo. Então, aproveite para criar anúncios direcionados para frequentadores da sua região de atuação.
Seja no Google, nas redes sociais ou em outros canais, as plataformas de publicidade oferecem diversas opções de segmentação, que podem ser combinadas com a localização para dar ainda mais força a esse investimento.
3. Vídeos
Exibir sua estrutura e serviços por meio de imagens é uma forma muito prática, humana e realista de se aproximar do público. É possível utilizar tanto vídeos mais longos, com temas institucionais a serem publicados no site, como curtos, descontraídos e compartilhados nas redes sociais — ambos os formatos são capazes de transmitir os valores da sua clínica ou consultório.
4. Influenciadores digitais
Os influenciadores digitais podem ser muito úteis para conceder autoridade e credibilidade para sua marca, já que são seguidos e vistos por milhares de usuários nas redes sociais. É possível investir não só em profissionais da área, mas de outras correlacionadas que também conquistaram esse status. Por isso, pesquise pelo público que eles atraem, veja se há identificação com os seus serviços e faça uma proposta de parceria.
5. E-mail marketing
Apesar de, para alguns, essa forma de comunicação parecer antiquada, ela ainda é muito eficiente e essencial no planejamento de marketing. Enviar e-mails frequentes com novidades, descontos, brindes, entre outros, é uma ótima maneira de criar uma conexão com seu público. Também podem ser feitos fluxos de nutrição para guiar as pessoas na jornada até se tornarem, de fato, pacientes.
Como visto, o marketing para fisioterapeutas dispõe de muitas ferramentas para ajudar a reforçar o posicionamento da marca e atrair pacientes de uma maneira mais simples e objetiva. O primeiro passo é continuar se informando mais e investir em uma solução que automatize certas tarefas administrativas, para que o resto do seu tempo seja dedicado à fisioterapia.
Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre aos seus colegas como o marketing pode ser valioso para a carreira deles!