Para que um negócio tenha êxito é preciso se preocupar com algumas questões importantes, como as métricas que demonstram se ele está indo bem ou não. Em uma clínica de fisioterapia isso não é diferente. Quem consegue se manter atualizado com os resultados do negócio, o número de pacientes e os dados relacionados à produtividade dos colaboradores, tem mais chances de obter resultados mais expressivo, se destacando competitivamente.
Nesse sentido, os indicadores de desempenho oferecem informações suficientes para todas as vantagens apresentadas, bem como para uma análise mais precisa sobre as suas estratégias. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba quais são os principais indicadores para uma clínica. Continue a leitura e entenda!
1. Satisfação do paciente
É por meio da satisfação do paciente que você vai entender como está a gestão de sua clínica de fisioterapia e o atendimento fornecido pelos seus colaboradores, além de identificar se as expectativas depositadas em seu trabalho estão sendo superadas ou alcançadas.
No entanto o que muita gente tem dúvidas é em como medir essa satisfação. Simples! Envie questionários por e-mail ou até mesmo deixe em um formato impresso na recepção para que ele possa responder algumas perguntas, além de avaliar com notas alguns aspectos importantes, como:
tempo de espera;
atendimento;
conforto na sala de espera.
2. Cancelamentos e faltas
Cancelamentos e faltas prejudicam diretamente o seu fluxo de trabalho, pois fazem com aquele período reservado a algum paciente seja desperdiçado a uma parcela de seu dia no ócio, além de desmarcar com outras pessoas que de fato compareceriam à consulta. Entender esse número permite que você possa trabalhar em ações para diminuí-lo, caso ele esteja elevado.
Enviar um lembrete para os seus clientes um dia antes do agendamento é uma alternativa eficaz, além de conscientizá-los da importância daquele tratamento para a sua recuperação. Muitas vezes, a preocupação do paciente está somente em diagnosticar o problema. Por isso, utilize a sua autoridade como profissional para demonstrar que quanto antes o problema for sanado, melhor será para a sua qualidade de vida.
3. Taxa de retorno
A taxa de retorno com um número satisfatório significa que o seu atendimento é qualificado e que o paciente está vendo progresso naquele tratamento, independentemente de qual ele seja. Se o número de pessoas que vão apenas em uma consulta estiver elevado, é preciso preocupar-se e entender o porquê disso.
É o tempo de espera para a marcação da consulta que é além do que a concorrência? O tempo gasto na sala de espera está elevado? O paciente não está enxergando efetividade naquele tratamento? Com as respostas desses questionamentos em mãos, existe a possibilidade de traçar estratégias de melhoria.
Neste conteúdo, você pôde ficar por dentro de 3 indicadores de desempenho essenciais para o sucesso de sua clínica! Para ter esses números em mãos de maneira efetiva, organizada e que ofereça dados concretos, o ideal é utilizar um software como aliado, de modo que vá disponibilizar todas as informações necessárias para que a sua gestão traga resultados mais expressivos.
Gostou deste texto e deseja ficar por dentro de mais dicas e novidades como essas? É só seguir a gente nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.