Muitos profissionais se perguntam sobre como organizar a rotina de trabalho numa clínica. Com tantas ferramentas tecnológicas existentes, há dúvidas em relação à melhor e aos benefícios que a automação trará para o negócio. Contudo, a automatização de processos é muito útil na gestão de uma clínica.
Um sistema de gestão aprimora todos os processos das diversas áreas, como recepção e administração. Além disso, garante mais agilidades e segurança na execução das atividades, o que pode aumentar o faturamento.
Como em qualquer outra empresa, nas clínicas também é preciso ter atenção às questões administrativas, e a automação de processos é útil nesse sentido, gerando diversos benefícios. Continue a leitura e confira alguns!
1. Organização da clínica
O sucesso de sua clínica começa com uma boa organização, que deve ter início na recepção, visto que é um local onde há um grande número de pacientes a serem atendidos.
Portanto, para estruturar melhor seu negócio, o sistema de gestão é uma ótima alternativa, pois automatiza a administração dos processos de trabalho. Todos aqueles papéis utilizados nos prontuários e na agenda podem ser substituídos pelo programa online, reduzindo custos e possíveis erros.
2. Agenda eletrônica
A agenda eletrônica facilita os procedimentos durante a marcação das consultas, que pode ser online — por e-mail e até por WhatsApp. O sistema de automação permite bloqueio de dias e horários, para que não ocorram enganos.
Assim, é possível visualizar todos os horários e, quando necessário, fazer modificações para possíveis encaixes de atendimentos que não estavam previstos. Dessa forma, os pacientes ficarão mais satisfeitos por serem atendidos de maneira mais rápida.
3. Prontuário eletrônico
Fichas utilizadas para prontuários, por necessitarem de um local apropriado para serem guardadas, acabam gerando dificuldades quanto ao espaço físico que ocupam. Ao utilizar papéis, também podem-se perder informações importantes, tanto para os pacientes como para os profissionais.
O prontuário eletrônico apresenta, em um único local, todas as informações do paciente, sendo possível anexar exames, inclusive. Armazenando em um só dispositivo toda a história clínica do paciente, é possível esclarecer mais rapidamente as dúvidas que aparecerem durante a consulta.
4. Segurança das informações
Todas as informações que estão nos sistemas de gestão das clínicas necessitam da segurança dos dados, o que é um ponto fundamental quando se fala em prontuários eletrônicos e na automação da clínica. Existe, inclusive, legislação própria que determina a segurança das informações dos pacientes.
Portanto, a automatização de processos garante que os dados estejam seguros por meio de softwares que são criptografados. Outro aspecto positivo tem a ver com a redução na perda de documentos, pois existe a possibilidade de ter backups e também a opção de utilizar a nuvem.
A automatização de processos na gestão da clínica faz com que seu negócio apresente um diferencial diante dos demais, proporcionando mais agilidade e conforto no atendimento. Esse recurso empregado por meio de um software de gestão para clínica torna os procedimentos mais ágeis, com qualidade e sofisticação.
Viu como a automatização de processos pode ser vantajosa na gestão da sua clínica? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os sistemas que podem otimizar o seu negócio!