A análise SWOT já foi consolidada no ramo da administração como um método para otimizar os resultados de uma gestão. Por meio de atributos simples e diretos — ainda que fidedignos — esse método é capaz de fornecer panoramas realistas do seu negócio. É com a analise SWOT que clínicas de fisioterapia podem ampliar seus resultados e se adaptar aos desafios que o mercado impõe.
Neste texto, abordaremos um pouco mais sobre essa metodologia. Iniciaremos explicando seu conceito e quando ela deve ser realizada. Ao final, daremos algumas dicas para que você amplifique os resultados que pode obter com ela. Está preparado para saber mais sobre a análise SWOT clínica de fisioterapia? Continue conosco!
Afinal, o que é análise SWOT?
SWOT é a sigla para o termo, em inglês, “Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats”. Em tradução literal, significa “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”. São atributos constantemente utilizados na gestão de qualquer empresa ou serviço para avaliar sua capacidade de enfrentar problemas.
Muitas vezes, essa metodologia é representada por meio de um quadro: agrupamos, no eixo vertical, as características externas (relacionadas ao ambiente) e as internas (relacionadas à organização); no eixo horizontal, as organizamos entre os atributos que ajudam e os que atrapalham.
Essa organização é simples e direta, quase intuitiva. Isso permite que a análise seja feita com rapidez e precisão, dando ao gestor uma amostra visual de sua situação. Com isso, por meio de uma situação aparentemente abstrata ele pode levantar quais áreas merecem atenção e focar estrategicamente seus esforços.
Por que realizá-la?
Num primeiro momento, essa organização pode ser excessivamente trivial. O administrador a contempla e pode se perguntar: “por que preciso de um método para desvendar coisas tão simples?”. Na realidade, se fosse dessa maneira, o método não seria tão difundido.
Seja no meio de uma crise, enfrentando um problema inesperado ou lidando com obstáculos diariamente, é necessário um porto seguro. Nessas situações, é mais difícil pensar com clareza do que no sossego de um planejamento. Por essa razão, a objetivação trazida pelo método SWOT — associada à sua facilidade de utilização — pode ser essencial.
Como efetuar a análise SWOT?
Imagine um cenário hipotético: um fisioterapeuta monta uma clínica, realiza um planejamento criterioso e traça metas e objetivos para alguns anos. Alguns desses objetivos se provaram não ser tão realistas, no entanto, e foram abandonados. Depois de algum tempo, a burocracia do cotidiano se acumula e os processos administrativos se tornam mais complexos. De uma maneira insidiosa e sutil, a clínica perde força e se torna menos produtiva.
O profissional pode não compreender ao certo por que chegou naquela situação: muitas vezes as falhas em um planejamento são pequenas e se agigantam com o tempo, sem percebermos. Nesse momento, ter uma metodologia de análise como a SWOT pode ser a salvação do negócio.
O fisioterapeuta para por um instante e analisa os processos de sua clínica. Por meio do SWOT, verifica em qual quadrante está a falha e tem uma melhor perspectiva de resolvê-la. Veja, a seguir, alguns exemplos de fatores que podem ser avaliados.
Fatores externos
Nessa categoria estão inseridas as oportunidades (O) e as ameaças (T). Em relação às ameaças, o gestor avalia sua concorrência, a tributação e despesas de seu negócio; nas oportunidades estão os fatores que envolvem os pacientes, novos fornecedores e possibilidade de crescimento. Essas características independem da essência de seu negócio, variando em tempo e espaço.
Fatores internos
Aqui estão as forças (S) e fraquezas (W). São os fatores que diferenciam seu negócio dos demais: forças englobam preço acessível, localização e capacidade técnica do profissional; falta de organização, burocracia excessiva e marketing ineficiente estão nas fraquezas. Esses fatores podem ser modificados com uma análise cuidadosa do gestor.
Neste post, você conheceu um pouco mais sobre a análise SWOT clínica de fisioterapia. Tendo essa ferramenta em mãos, você pode se adaptar às variáveis do mercado e manter seu negócio sempre em alta. Lembre-se de que, além das características iniciais, é possível também agrupá-las para ter uma visão ainda mais ampla.
Gostaria de saber mais estratégias de gestão na área de fisioterapia? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.