O marketing para clínicas de fisioterapia, quando bem planejado, pode representar um aumento da competitividade, impulsionando maior visibilidade para atrair e manter clientes. Para tanto, é de fundamental importância alocar recursos investidos em marketing.
Campanhas para divulgação devem ser vistas como investimentos, e não como despesas, pois permitem a construção da conscientização da marca, alavancando a demanda pelos serviços.
Saber como alocar os recursos, orientando-se por métricas e análises, proporciona uma visão clara e objetiva sobre a melhor forma de utilizar os investimentos e alinhá-los com as expectativas de retorno. Devido à importância desse assunto, elaboramos este artigo com 5 passos para auxiliar nesse sentido. Confira!
Alinhe perspectivas para alocar recursos
Alocar recursos em marketing evita erros gerenciais, que podem destinar verbas para outras áreas da empresa com baixo retorno financeiro. Dessa forma, o primeiro passo diz respeito à revisão da estrutura do marketing para mensurar as atividades voltadas à divulgação.
Para tanto, é importante analisar o quanto a clínica investe em software e equipe de marketing direcionado à mensuração de campanhas. Durante essa análise é importante definir uma equipe dentro da empresa ou contratar uma consultoria para o alinhamento do marketing com a estratégia competitiva.
Desenvolva sistemas métricos
A estrutura de um sistema de métricas e organização dos dados para o desenvolvimento do projeto deve considerar as informações contidas nas bases internas, relativas às pesquisas e sistemas de inteligência de marketing.
Os indicadores precisam ser combinados individualmente com um sistema que proporcione respostas para um determinado objetivo e ambiente de marketing. As diferentes métricas obtidas devem ser agrupadas de acordo com os direcionadores de vendas, lucros e participações de mercado da clínica, viabilizando um mix de marketing.
Estimule o modelo de demanda
Definir e estimular o modelo de demanda é fundamental no processo de alocação dos recursos. Para tanto, deve ser feita uma análise do impacto das atividades de marketing na demanda dos serviços oferecidos pela clínica.
Essa análise é realizada por meio da aplicação de estatísticas, contidas na base de dados e organizadas na etapa anterior, utilizando experimentos ou econometria para separar o efeito das atividades de marketing, de outros fatores que interferem nas vendas e lucratividade.
Crie um modelo de otimização
Para a criação de um modelo de otimização é importante integrar as estatísticas obtidas na fase anterior por meio de uma abordagem descritiva ou de simulação, utilizando softwares específicos desenvolvidos durante o projeto.
Os softwares simulam diferentes cenários para a alocação de recursos e demonstram seus impactos em vendas e retorno sobre investimentos, entre outros, dependendo do aspecto analisado.
Tome uma decisão fundamentada
Com base nos cenários simulados, deverá ser analisada a melhor decisão a ser tomada em relação à divisão ou alocação de recursos para o marketing, alinhada aos objetivos da clínica.
Após essa análise, a distribuição de recursos entre canais, serviços, mercados e atividades deverá ser efetuada considerando possíveis falhas de execução e necessidades de ajustes.
Para controlar a implementação das decisões é necessário o uso de métricas que possibilitem um processo contínuo de realocação dos recursos, face ao ambiente competitivo em constantes mudanças.
Conforme pudemos observar, é de suma importância saber como alocar recursos investidos em marketing em clínicas de fisioterapia. A adoção dos passos que informamos neste artigo evita erros gerenciais e permite mensurar as atividades voltadas à divulgação de forma clara e objetiva, garantindo um maior retorno financeiro e a melhoria da competitividade.
Você aloca recursos investidos em marketing na sua clínica? Compartilhe sua experiência e dúvidas conosco e deixe seu comentário abaixo!